Museu da Cultura Cearense é reaberto com exposição sobre quilombolas

O Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar em Fortaleza, reabriu neste fim de semana com a exposição “Quilombolas: Tecendo Territórios de Liberdade".  Na mostra, o quilombo é retratado não apenas como espaço histórico, mas também como  território de experiências do presente.  A exposição apresenta um acervo de 137 agrupamentos do estado cearense.  Uma das curadoras da mostra, Cícera Barbosa, destaca a luta quilombola atual, que atravessa o tempo para além do período colonial. A mostra compartilha os modos de organização social do povo quilombola por meio de objetos, fotografias, entrevistas com os moradores dos territórios e vídeos, como o registro de crianças apresentando seus quilombos.  Entre as obras está o trabalho de Matheus Ribs, que ressignifica a bandeira nacional, substituindo “ordem e progresso” por “KilomboAldeya”. A curadora fala sobre o conceito da "roça de ideias", mostrando que a população que está no campo é que são os verdadeiramente ricos. A exposição fica em cartaz até 25 de julho. A visitação é gratuita:  de quarta a sexta, das 9h às 19h , e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. O Museu da Cultura Cearense fica dentro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.  2:22

Dezembro 2, 2025 - 12:32
Museu da Cultura Cearense é reaberto com exposição sobre quilombolas

O Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar em Fortaleza, reabriu neste fim de semana com a exposição “Quilombolas: Tecendo Territórios de Liberdade". 

Na mostra, o quilombo é retratado não apenas como espaço histórico, mas também como  território de experiências do presente.  A exposição apresenta um acervo de 137 agrupamentos do estado cearense. 

Uma das curadoras da mostra, Cícera Barbosa, destaca a luta quilombola atual, que atravessa o tempo para além do período colonial.

A mostra compartilha os modos de organização social do povo quilombola por meio de objetos, fotografias, entrevistas com os moradores dos territórios e vídeos, como o registro de crianças apresentando seus quilombos. 

Entre as obras está o trabalho de Matheus Ribs, que ressignifica a bandeira nacional, substituindo “ordem e progresso” por “KilomboAldeya”. A curadora fala sobre o conceito da "roça de ideias", mostrando que a população que está no campo é que são os verdadeiramente ricos.

A exposição fica em cartaz até 25 de julho. A visitação é gratuita:  de quarta a sexta, das 9h às 19h , e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. O Museu da Cultura Cearense fica dentro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.  2:22