Dia dos Pais: 36% dos consumidores pretendem gastar mais com presentes em 2023, indica pesquisa

Levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) estima que o setor de comércio deve ter uma movimentação de 26,94 bilhões neste ano, com mais de 110,5 milhões de compradores. 76% dos consumidores pretendem fazer o pagamento à vista, enquanto 37% têm a intenção de pagar parcelado Reprodução/EPTV Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), indica que 110,5 milhões de brasileiros devem ir às compras para o Dia dos Pais neste ano, um aumento de 8,7 milhões em relação a 2022. Em números percentuais, o aumento foi de 8,5% contra os 101,8 milhões de consumidores do ano passado. O CNDL atribuí esse aumento ao cenário positivo da economia do Brasil frente a 2022, com a queda na taxa de desemprego e a diminuição dos juros e da inflação. A estimativa é de que o valor médio a ser gasto seja de R$ 244, alta de R$ 7 em relação ao ano passado. A pesquisa foi realizada pela internet, entre 26 de junho e 3 de julho, e com dados de 27 capitais brasileiras. Movimentação para o setor de comércio O CDNL espera que a movimentação total para o Dia dos Pais esteja na casa dos R$ 26,94 bilhões. Em 2023, o Dia dos Pais será celebrado no próximo domingo, dia 13 de agosto. Segundo a pesquisa, porém, 14% dos consumidores pretendem comprar às vésperas da data. São 15,36 milhões de pessoas que devem ir às lojas nos últimos dias disponíveis. Quase metade pretendia se antecipar: 44% responderam que comprariam os presentes na primeira semana de agosto. “Na pressa o consumidor pode ter dificuldade em negociar e fazer pesquisa de preço. O recomendado é estabelecer um limite para os gastos e sair de casa com o orçamento definido para adquirir o presente. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto”, afirma em nota o presidente da CNDL, José César da Costa. Mais detalhes Levando-se em conta o quanto o consumidor está disposto a gastar nas compras, a pesquisa traz um comparativo entre 2022 e 2023: 36% pretendem gastar mais; 35% querem desembolsar o mesmo valor; 17% querem gastar menos. Em relação ao tipo de presente: 52% pretendem comprar roupas; 34%, perfumes e/ou acessórios; 34%, calçados; 24% vão presentear com acessórios. Sobre as formas de pagamento: 76% dos consumidores pretendem fazer o pagamento à vista (sendo 30% via PIX e 24% em dinheiro vivo); 37% têm a intenção de pagar parcelado. Os locais de compra são variados, com opções de comprar presencialmente ou de forma online. O levantamento estima que: 74% dos consumidores pretendem realizar suas compras nos canais físicos, sendo principalmente em shoppings centers (31%), nos shoppings populares (17%) e lojas de departamento (16%); 39% pretendem realizar as compras pela internet, sobretudo em sites (73%), aplicativos (70%) e Instagram (22%). * Estagiário sob supervisão de Raphael Martins

Dia dos Pais: 36% dos consumidores pretendem gastar mais com presentes em 2023, indica pesquisa

Levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) estima que o setor de comércio deve ter uma movimentação de 26,94 bilhões neste ano, com mais de 110,5 milhões de compradores. 76% dos consumidores pretendem fazer o pagamento à vista, enquanto 37% têm a intenção de pagar parcelado Reprodução/EPTV Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), indica que 110,5 milhões de brasileiros devem ir às compras para o Dia dos Pais neste ano, um aumento de 8,7 milhões em relação a 2022. Em números percentuais, o aumento foi de 8,5% contra os 101,8 milhões de consumidores do ano passado. O CNDL atribuí esse aumento ao cenário positivo da economia do Brasil frente a 2022, com a queda na taxa de desemprego e a diminuição dos juros e da inflação. A estimativa é de que o valor médio a ser gasto seja de R$ 244, alta de R$ 7 em relação ao ano passado. A pesquisa foi realizada pela internet, entre 26 de junho e 3 de julho, e com dados de 27 capitais brasileiras. Movimentação para o setor de comércio O CDNL espera que a movimentação total para o Dia dos Pais esteja na casa dos R$ 26,94 bilhões. Em 2023, o Dia dos Pais será celebrado no próximo domingo, dia 13 de agosto. Segundo a pesquisa, porém, 14% dos consumidores pretendem comprar às vésperas da data. São 15,36 milhões de pessoas que devem ir às lojas nos últimos dias disponíveis. Quase metade pretendia se antecipar: 44% responderam que comprariam os presentes na primeira semana de agosto. “Na pressa o consumidor pode ter dificuldade em negociar e fazer pesquisa de preço. O recomendado é estabelecer um limite para os gastos e sair de casa com o orçamento definido para adquirir o presente. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto”, afirma em nota o presidente da CNDL, José César da Costa. Mais detalhes Levando-se em conta o quanto o consumidor está disposto a gastar nas compras, a pesquisa traz um comparativo entre 2022 e 2023: 36% pretendem gastar mais; 35% querem desembolsar o mesmo valor; 17% querem gastar menos. Em relação ao tipo de presente: 52% pretendem comprar roupas; 34%, perfumes e/ou acessórios; 34%, calçados; 24% vão presentear com acessórios. Sobre as formas de pagamento: 76% dos consumidores pretendem fazer o pagamento à vista (sendo 30% via PIX e 24% em dinheiro vivo); 37% têm a intenção de pagar parcelado. Os locais de compra são variados, com opções de comprar presencialmente ou de forma online. O levantamento estima que: 74% dos consumidores pretendem realizar suas compras nos canais físicos, sendo principalmente em shoppings centers (31%), nos shoppings populares (17%) e lojas de departamento (16%); 39% pretendem realizar as compras pela internet, sobretudo em sites (73%), aplicativos (70%) e Instagram (22%). * Estagiário sob supervisão de Raphael Martins