Gana confirma duas mortes pelo vírus de Marburg

Os pacientes haviam testado positivo para o vírus em 10 de julho, mas os resultados tiveram que ser verificados por um laboratório no Senegal para que os casos fossem confirmados, segundo a OMS.

Gana confirma duas mortes pelo vírus de Marburg

Gana confirmou, no domingo (17), dois casos do vírus de Marburg, uma doença altamente infecciosa semelhante ao ebola, informou o serviço de saúde do país neste domingo.

Duas pessoas que morreram testaram positivo para o vírus em 10 de julho, mas os resultados tiveram que ser verificados por um laboratório no Senegal para que os casos fossem confirmados, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

 

Os dois pacientes apresentaram sintomas como diarreia, febre, náusea e vômito, antes de morrer no hospital, disse a OMS.

O Serviço de Saúde de Gana (GHS) disse que está trabalhando para reduzir qualquer risco de propagação do vírus, incluindo o isolamento de todos os contatos identificados, nenhum dos quais desenvolveu sintomas até agora.

Este é o segundo surto de Marburg na África Ocidental. O primeiro caso do vírus foi detectado no ano passado na Guiné, sem mais casos identificados.

Desde 1967, foram registrados uma dúzia de grandes surtos do Marburg, principalmente no sul e leste da África.

 

O que é o vírus?

 

O vírus de Marburg causa febre hemorrágica e é altamente infeccioso, da mesma família do ebola. A doença é transmitida por morcegos e se espalha entre humanos através do contato direto com os fluidos corporais de pessoas, superfícies e materiais infectados.

A doença começa abruptamente, com febre alta, dor de cabeça intensa e mal-estar. Muitos pacientes desenvolvem sinais hemorrágicos graves dentro de sete dias.

As taxas de mortalidade variaram de 24% a 88% em surtos anteriores, dependendo da cepa do vírus e do gerenciamento de casos, de acordo com a OMS.

Embora não existam vacinas ou tratamentos antivirais aprovados para tratar o vírus, os cuidados de suporte – reidratação com fluidos orais ou intravenosos – e o tratamento de sintomas específicos melhoram as chances de sobreviver. Uma série de tratamentos potenciais e vacinas ainda na etapa inicial de testes estão sendo avaliadas.

Fonte:https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/07/18/gana-confirma-duas-mortes-pelo-virus-de-marburg.ghtml