'Rota dos Cristais': francesa Vinci Highways vence leilão rodoviário do governo
Via arrematada tem 594,8 km de extensão e conecta a região do Centro-Oeste a Minas Gerais e Rio de Janeiro. A expectativa do governo é que a empresa invista cerca de R$ 12 bilhões. BR 040 DNIT/Pugás (janeiro 2010) A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes realizaram nesta quinta-feira (26) um leilão de concessão da BR-040 para a iniciativa privada. O evento aconteceu na B3, a bolsa de valores de São Paulo. O trecho, conhecido como a Rota dos Cristais, foi arrematado pela empresa Vinci Highways SAS, representada pela corretora Planner, com uma proposta de desconto de 14,32% para o valor do pedágio. A empresa venceu o leilão por ter apresentado o maior desconto — ou seja, o menor valor para a tarifa. O prazo de concessão será de 30 anos. Além da Vinci Highways, concorreram: o fundo BTG Pactual Infraestrutura 3 (que ofereceu um desconto de 7,50%); o consórcio Nova BR-040 (desconto de 9,09%); e a CCR SA (desconto de 1,75%). Após a divulgação do resultado, o diretor executivo da Vinci Highways para a América Latina, Laurent Cavrois, afirmou que a empresa irá melhorar a conectividade, oferecer serviços de qualidade aos usuários, implementar políticas ambientais e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Sabemos da importância do transporte rodoviário para o crescimento do Brasil e estamos prontos para agregar valor a essa infraestrutura, tornando-a mais segura, eficiente e adaptada às necessidades do futuro, disse. Extensão e investimentos A rodovia tem 594,8 km de extensão e conecta a região do Centro-Oeste a Minas Gerais e Rio de Janeiro, ligando os trechos de Cristalina (GO) a Belo Horizonte (MG). A expectativa do governo é que a empresa vencedora realize investimentos totais de cerca de R$ 12 bilhões, dos quais: R$ 6,4 bilhões para investimentos em infraestrutura; e R$ 5,6 bilhões para os custos operacionais da rodovia. Os investimentos devem dar conta das melhorias planejadas pelo governo, que vão desde a recuperação e manutenção da rodovia até a expansão de sua capacidade, visando garantir um alto nível de serviço e segurança para os usuários. O que o governo espera O governo destaca que a Rota dos Cristais desempenha um papel estratégico no escoamento de produtos e na mobilidade entre as regiões que o trecho percorre e que a sua modernização é considerada essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Para essa modernização, o projeto de concessão da rota prevê que a empresa vencedora do leilão realize pelo menos as seguintes melhorias previstas: Duplicação de 9,9 km do trecho rodoviário; Construção de 342,9 km de faixa adicional e 61,6 km de vias marginais; Instalação de 43 passarelas para pedestres e 18 passagens de fauna; Implementação de dois pontos de parada de descanso, beneficiando motoristas de longa distância. Além disso, o projeto de concessão esperar trazer benefícios econômicos para a região percorrida pelo trecho rodoviário, com destaque para a criação de 91,1 mil empregos. Pelo menos seis municípios devem ser diretamente beneficiados pelas melhorias previstas com a concessão, segundo o governo. Eles são: Cristalina (GO) Paracatu (MG) Lagoa Grande (MG) João Pinheiro (MG) Sete Lagoas (MG) Belo Horizonte (MG)
Via arrematada tem 594,8 km de extensão e conecta a região do Centro-Oeste a Minas Gerais e Rio de Janeiro. A expectativa do governo é que a empresa invista cerca de R$ 12 bilhões. BR 040 DNIT/Pugás (janeiro 2010) A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes realizaram nesta quinta-feira (26) um leilão de concessão da BR-040 para a iniciativa privada. O evento aconteceu na B3, a bolsa de valores de São Paulo. O trecho, conhecido como a Rota dos Cristais, foi arrematado pela empresa Vinci Highways SAS, representada pela corretora Planner, com uma proposta de desconto de 14,32% para o valor do pedágio. A empresa venceu o leilão por ter apresentado o maior desconto — ou seja, o menor valor para a tarifa. O prazo de concessão será de 30 anos. Além da Vinci Highways, concorreram: o fundo BTG Pactual Infraestrutura 3 (que ofereceu um desconto de 7,50%); o consórcio Nova BR-040 (desconto de 9,09%); e a CCR SA (desconto de 1,75%). Após a divulgação do resultado, o diretor executivo da Vinci Highways para a América Latina, Laurent Cavrois, afirmou que a empresa irá melhorar a conectividade, oferecer serviços de qualidade aos usuários, implementar políticas ambientais e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Sabemos da importância do transporte rodoviário para o crescimento do Brasil e estamos prontos para agregar valor a essa infraestrutura, tornando-a mais segura, eficiente e adaptada às necessidades do futuro, disse. Extensão e investimentos A rodovia tem 594,8 km de extensão e conecta a região do Centro-Oeste a Minas Gerais e Rio de Janeiro, ligando os trechos de Cristalina (GO) a Belo Horizonte (MG). A expectativa do governo é que a empresa vencedora realize investimentos totais de cerca de R$ 12 bilhões, dos quais: R$ 6,4 bilhões para investimentos em infraestrutura; e R$ 5,6 bilhões para os custos operacionais da rodovia. Os investimentos devem dar conta das melhorias planejadas pelo governo, que vão desde a recuperação e manutenção da rodovia até a expansão de sua capacidade, visando garantir um alto nível de serviço e segurança para os usuários. O que o governo espera O governo destaca que a Rota dos Cristais desempenha um papel estratégico no escoamento de produtos e na mobilidade entre as regiões que o trecho percorre e que a sua modernização é considerada essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Para essa modernização, o projeto de concessão da rota prevê que a empresa vencedora do leilão realize pelo menos as seguintes melhorias previstas: Duplicação de 9,9 km do trecho rodoviário; Construção de 342,9 km de faixa adicional e 61,6 km de vias marginais; Instalação de 43 passarelas para pedestres e 18 passagens de fauna; Implementação de dois pontos de parada de descanso, beneficiando motoristas de longa distância. Além disso, o projeto de concessão esperar trazer benefícios econômicos para a região percorrida pelo trecho rodoviário, com destaque para a criação de 91,1 mil empregos. Pelo menos seis municípios devem ser diretamente beneficiados pelas melhorias previstas com a concessão, segundo o governo. Eles são: Cristalina (GO) Paracatu (MG) Lagoa Grande (MG) João Pinheiro (MG) Sete Lagoas (MG) Belo Horizonte (MG)