Sem interessados, nova licitação do transporte público de Campinas é considerada deserta

Prefeitura afirmou 'estranhar' ausência de propostas e avalia quais serão os próximos passos. Edital previa 15 anos de serviços e operação do BRT; relembre. Ônibus da linha 230 em Campinas (SP) Rafael Smaira/g1 A nova licitação para concessão do transporte público de Campinas (SP) terminou sem interessados. A abertura dos envelopes aconteceria nesta quarta-feira (20), mas não houve propostas e, com isso, a licitação foi considerada deserta. Em nota, a prefeitura afirmou que “estranha” a ausência de propostas e avalia quais serão os próximos passos. “A intenção é modernizar o sistema e atender a população com mais qualidade e dignidade”, diz o texto. Ainda segundo a administração municipal, o edital foi alvo de 20 ações na Justiça, questionamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e da própria prefeitura para suspender o processo licitatório (relembre abaixo). ???? O edital previa 15 anos de serviço, prazo prorrogável por mais 5 anos, com valor de R$ 8,2 bilhões após reajustes. Veja outros pontos de destaque do documento: Ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes; Mais informação para os usuários, confiável e em tempo real; Serviço com menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais; Viagens mais rápidas; Créditos nos bilhetes eletrônicos sem expiração; Frota do sistema BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês) integrada ao sistema e moderna; Veículos com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas com conexão USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo. Abertura de envelopes aconteceria nesta quarta (20), mas não houve interessados Reprodução/YouTube/Prefeitura de Campinas Questionamentos do TCE-SP Em maio, o TCE-SP determinou a reformulação do edital com correções de 14 itens para o processo ser retomado. À época, o voto do conselheiro Dimas Ramalho, relator da matéria, dizia que os ajustes eram necessários para manter a competitividade. O edital inicial foi publicado inicialmente em dezembro de 2022 e, antes da decisão, o processo foi interrompido pelo próprio tribunal em 1º de março, após contestação pelo sindicato das empresas do segmento (Setcamp). O pedido do TCE-SP foi acatado pela administração municipal e o edital reformulado foi publicado no dia 14 de julho. Os estudos para adequações foram realizados pela Emdec e secretarias de Transporte, Administração e Justiça, com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Corredores do BRT de Campinas Reprodução/Prefeitura de Campinas Demanda antiga Inicialmente prevista para março de 2016, a nova licitação do transporte público foi lançada porque o TCE avaliou como irregular a concorrência de 2005. Segundo o tribunal, as empresas não poderiam ter passado pelo sistema de avaliações técnicas dentro da licitação de preços. VÍDEOS: confira outros destaques da região Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Sem interessados, nova licitação do transporte público de Campinas é considerada deserta

Prefeitura afirmou 'estranhar' ausência de propostas e avalia quais serão os próximos passos. Edital previa 15 anos de serviços e operação do BRT; relembre. Ônibus da linha 230 em Campinas (SP) Rafael Smaira/g1 A nova licitação para concessão do transporte público de Campinas (SP) terminou sem interessados. A abertura dos envelopes aconteceria nesta quarta-feira (20), mas não houve propostas e, com isso, a licitação foi considerada deserta. Em nota, a prefeitura afirmou que “estranha” a ausência de propostas e avalia quais serão os próximos passos. “A intenção é modernizar o sistema e atender a população com mais qualidade e dignidade”, diz o texto. Ainda segundo a administração municipal, o edital foi alvo de 20 ações na Justiça, questionamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e da própria prefeitura para suspender o processo licitatório (relembre abaixo). ???? O edital previa 15 anos de serviço, prazo prorrogável por mais 5 anos, com valor de R$ 8,2 bilhões após reajustes. Veja outros pontos de destaque do documento: Ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes; Mais informação para os usuários, confiável e em tempo real; Serviço com menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais; Viagens mais rápidas; Créditos nos bilhetes eletrônicos sem expiração; Frota do sistema BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês) integrada ao sistema e moderna; Veículos com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas com conexão USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo. Abertura de envelopes aconteceria nesta quarta (20), mas não houve interessados Reprodução/YouTube/Prefeitura de Campinas Questionamentos do TCE-SP Em maio, o TCE-SP determinou a reformulação do edital com correções de 14 itens para o processo ser retomado. À época, o voto do conselheiro Dimas Ramalho, relator da matéria, dizia que os ajustes eram necessários para manter a competitividade. O edital inicial foi publicado inicialmente em dezembro de 2022 e, antes da decisão, o processo foi interrompido pelo próprio tribunal em 1º de março, após contestação pelo sindicato das empresas do segmento (Setcamp). O pedido do TCE-SP foi acatado pela administração municipal e o edital reformulado foi publicado no dia 14 de julho. Os estudos para adequações foram realizados pela Emdec e secretarias de Transporte, Administração e Justiça, com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Corredores do BRT de Campinas Reprodução/Prefeitura de Campinas Demanda antiga Inicialmente prevista para março de 2016, a nova licitação do transporte público foi lançada porque o TCE avaliou como irregular a concorrência de 2005. Segundo o tribunal, as empresas não poderiam ter passado pelo sistema de avaliações técnicas dentro da licitação de preços. VÍDEOS: confira outros destaques da região Veja mais notícias da região no g1 Campinas